Bonito – MS

Bonito fica localizado no Estado do Mato Grosso do sul, a 265km de Campo Grande. A estrada de Campo Grande até Bonito é muito boa e bem conservada, e muito bem sinalizada. É um destino muito procurado por suas lindas paisagens naturais e conhecido pelo eco turismo. Com certeza é uma viagem que todo mundo deveria fazer pelo menos uma vez na vida. As paisagens são impressionantes e o aprendizado com a natureza e conservação é para levar para a vida toda.

Praça  (2)-01.jpeg
Praça da Liberdade – Bonito – MS

O centro comercial de bonito é bem pequeno e uma graça. Na rua principal há diversos restaurantes, muitas lojas de roupa e lembrancinhas e a maior parte das agências de turismo. Na praça principal (Praça da Liberdade) fica a conhecida escultura de piraputangas do artista plástico sul-mato-grossense Cleir. Todo mundo que conheci em Bonito era muito educado e atencioso, todos de bom humor, e sempre com alguma dica para compartilhar com os novos visitantes.

Antes de qualquer viagem sempre há as questões iniciais e tentarei resumi-las abaixo.

Como chegar:

Para se chegar em bonito de Campo Grande o melhor é contratar um translado ou alugar um carro. O translado pode ser contratado diretamente com as agências de turismo que trabalham em bonito, e que você vai precisar para os passeios.

Dá para se chegar de avião, mais o aeroporto só funciona de domingo e quarta, com poucos vôos.

Onde ficar:

O melhor local para ficar é perto do centro comercial. O centro de bonito não é muito grande e tudo acontece na rua principal, que é a Rua Cel. Pílad Rébua. Eu fiquei no Hotel CLH Suites Bonito e a localização era ótima, próxima de todos os restaurantes e da área movimentada da rua principal. O hotel era muito bom, tinha um bom preço, com café da manhã incluso e wi-fi disponível. O sinal do celular não pega muito bem em bonito, então é bom ter um hotel que tenha wi-fi disponível. Me falaram que o wi-fi não era muito bom também, mais eu não tive problema nenhum. O nosso hotel tinha um estacionamento pequeno, mais há muitos lugares para estacionar na rua e sem perigo algum.

Quando ir:

Imagino que Bonito deva ser lindo o ano todo, mais ao pesquisar, eu vi que há épocas que são melhores. Por exemplo, entre os meses de dezembro e março, que apesar de ser no período das chuvas e pode causar passeios a serem cancelados, é quando a vegetação está mais verde e os animais aparecem e quando as cachoeiras ficam mais cheias. Entre maio e agosto é época da seca, onde podem acontecer queimadas, mais é quando os rios estão mais cristalinos e com mais peixes, o que favorece as flutuações.

Outra coisa que pode influenciar na decisão são os preços dos passeios e hospedagem. As agências de bonito trabalham com preços de alta e baixa temporada. A Alta temporada são os feriados e férias escolares e os preços ficam mais caros, a baixa temporada é o restante do ano em que os preços são mais baixos.

Eu fui na primeira semana de maio, em baixa temporada, e acabei dando sorte. Ao chegar me falaram que a semana anterior tinha tido temperaturas muito baixas e bem na semana em que eu estava, a temperatura durante o dia estava alta, e como a maioria dos passeios envolvem água, isso é maravilhoso.

Quanto tempo ficar:

Eu li em muitos lugares que não valia ir para ficar menos do que 5 dias e com certeza isso é verdade. Para conseguir conhecer um pouco de cada passeio diferente que Bonito pode oferecer é preciso ficar no mínimo 5 dias.

O que levar:

– Roupas leves e confortáveis. Você vai andar bastante, muitas vezes você estará molhado. Então é bom garantir roupas que te permitam andar com tranquilidade.

– Um sapato confortável, de preferência que não tenha problema se molhar. A maioria dos passeios ficam em fazendas e para se chegar é preciso de uma caminhada na floresta. Eu vi muitas pessoas com sapatilhas de borracha e achei uma ótima idéia. Muitos passeios você pode entrar na água e há muitas pedras, o que ficou desconfortável para andar descalço, como foi no meu caso.

– Máquina fotográfica, de preferência uma que seja a prova d’água. Bonito só tem paisagem de tirar o fôlego, então se você não quiser perder essa lembrança, precisa ter uma máquina. Se você não tiver uma a prova d’água, não precisa se preocupar, muitas das agências permite que você alugue uma durante a sua estadia.

– Repelente e protetor solar, principalmente na época de muito calor. Os passeios são ao ar-livre em sua maioria, em lugares com muita vegetação, então você ficará exposto o dia inteiro. Mais lembre-se: Bonito é um ecoturismo, o que significa que a preservação dos animais e plantas é muito importante, então alguns passeios, como a flutuação, é proibido o uso de repelente e protetor solar.

– Toalha – É importante sempre carregar uma toalha com você para se secar após os passeios que envolvem água.

Como reservar os passeios:

Para reservar um passeio você terá que entrar em contato com uma agência de turismo, só elas podem fazer a reserva. Mais não se preocupe, os valores para os passeios são tabelados, as agências não podem cobrar a mais sobre esses valores, o único valor que pode mudar é o transporte para os passeios.

Para saber as agências de Bonito é só entrar no site http://www.atrativosbonito.com.br/agencias-de-turismo, lá tem todas as agências e também a tabela com os preços de alta e baixa temporada.

A maioria dos passeios tem limite de visitas diárias, imposta pelo governo, por isso é sempre bom fazer a reserva com antecedência, principalmente em alta temporada, quando os passeios estão sempre lotados. Caso você queira deixar para fazer isso na hora, é provável que você não encontre vaga para os passeios que você procura.

Como se locomover em bonito:

Há duas opções, aluguel de carro ou contratar van pela sua agência de turismo. Cada agência pode cobrar o preço que quiser pelo transporte, não é tabelado como os passeios, então caso queira utilizar esse serviço, é bom fazer cotação com diferentes agências para garantir o melhor preço.

Eu aluguei um carro.Como estava com meu namorado, fizemos a conta e vimos que sairia mais em conta alugar um carro em campo grande e ficar com ele o resto da viagem do que reservar uma van para todos os trechos que iríamos precisar. O bom do carro é a liberdade de poder ir e vir a hora que quiser, mais no fim do passeio você pode estar cansado para dirigir. Outro motivo que nos fez alugar o carro foi o medo de ficar “refém” aos horários da van.

Caso decida alugar o carro, não precisa se preocupar em como chegar nos passeios. Bonito é muito bem sinalizado e é muito fácil chegar em todos os passeios. A agência te dá um mapa com a localização de todos os lugares e é super simples. É sempre pegar a rua principal, virar a direita ou a esquerda e seguir em frente até chegar no local, que sempre estará indicado por uma placa. A estrada na sua grande maioria é boa, mais muitas ainda são de terra, então se chover, isso pode dificultar um pouco.

Onde comer em Bonito:

O mais indicado é já pegar um hotel que ofereça o café da manhã, pois muitos dos passeios começam cedo. O almoço é melhor comer em um dos passeios, pois são sempre muito saborosos e típicos, e não há lugar entre um passeio e outro para almoçar. Já o jantar há diversas opções na rua principal, restaurantes, cafés e bares.

Pastel de Bonito é um dos mais indicados e conhecido e muito gostoso, vale a pena. Há diversos recheios diferentes como o pastel com a carne de jacaré.

O Casarão: Decidimos escolher esse para experimentar a carne de jacaré. O restaurante é muito acolhedor e o garçom que nos atendeu era muito simpático. A comida também era muito gostosa e um prato dava facilmente para duas pessoas.

Zapi Zen: O restaurante é bem bonitinho e pequeno. O cardápio é de comidas mais saudáveis, com pizzas e wraps. Comi uma pizza de frango que estava bem saborosa.

Pizzaria San Marino – Ela fica fora da rua principal mais vale a pena conhecer. A pizza é muito saborosa, com um ambiente agradável e bom atendimento. A pizza chega rápido e é muito bem recheada.

Tapera – Um restaurante com comida muito gostosa e ótimo atendimento. Um prato serve para duas pessoas e no final a sobremesa está inclusa no preço e você pode se servir do que quiser.

Nos próximos posts irei falar um pouco mais sobre o roteiro e os passeios de Bonito.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s