Bonito – MS – Rio da Prata

Rio da Prata (130)-01.jpeg
Flutuação no Rio da Prata – Bonito – MS

Localização: Rodovia BR 267, km 518, Zona Rural, 79.240-000 – Jardim, Bonito/MS

Duração: 4 a 5 horas

Horário: Manhã e tarde

Preço: R$192,00

Eu fiz o passeio do Rio da Prata logo cedo e esse era com certeza o passeio que eu estava mais animada para ir, pois é considerado o melhor passeio de Bonito. Chegando lá essa informação foi confirmada pelos guias e por mim ao fim do passeio. O Rio da Prata é a melhor flutuação em Bonito, sua água é cristalina e há uma grande variedade de peixes, onde a gente vê tudo bem pertinho.

Rio da Prata (163)-01.jpeg
Flutuação no Rio da Prata – Bonito – MS

O passeio já começa no receptivo, onde há uma grande área de descanso com redes e cadeiras, restaurante, lojinha e vestiário. Nas paredes da casa principal, há fotos dos peixes e outros animais que podem ser vistos durante o passeio. Chegamos antes do nosso horário e tivemos a sorte de ser bem na hora em que começaram a alimentar as araras e foi lindo ver todas aquelas araras bem de pertinho.

Quando chegou a hora do nosso passeio, o guia se apresentou e explicou como seria o percurso do começo ao fim, a parte da caminhada e depois a parte da flutuação, quais animais poderíamos encontrar com mais facilidade, como devemos agir caso avistássemos algum animal de maior porte e sobre os equipamentos para a flutuação. Após a explicação nos entregaram nossa roupa de neoprene, sapatilha e snorkel, tudo incluso no preço. Nos trocamos e fomos de caminhão até o inicio da trilha.

Rio da Prata (13)-01.jpeg
Flutuação no Rio da Prata – Bonito – MS

A trilha até o inicio da flutuação tem mais ou menos 2,5km de mata fechada e durante todo o percurso a pé o guia foi nos contando a história do local, curiosidades sobre a vegetação ao nosso redor e quais animais que nós poderíamos encontrar pela frente. No caminho encontramos apenas alguns tipos de pássaros.

Chegando no início da flutuação o guia ensina como devemos nos portar durante todo o percurso, em momento algum podemos encostar no fundo do rio, pois isso movimenta a camada do fundo, o que acaba com a visibilidade cristalina do rio e também perturba os peixes. Os movimentos dos braços devem ser leves e calmos, para não agitar a água. O guia nos ensina a virar se necessário para arrumar a máscara ou para descansar. Na parte inicial do rio podemos treinar e nos acostumar com o snorkel.

A flutuação tem mais ou menos 2,5km e também e o guia acompanha o grupo de perto o tempo todo. O grupo é pequeno e todo mundo vai em um ritmo calmo para todo mundo ficar junto. Mais também, é tão lindo ficar ali vendo o rio por baixo, que não dá vontade alguma de ir rápido. A água nos primeiros 2km não é muito gelada, então é bem fácil de acostumar.

No passeio vimos um jacaré passando na costa oposta em que nós estávamos, mais não se assustem, os guias sempre repetem que podemos encontrar todo tipo de animal, como onças por exemplo, mais a natureza em Bonito é muito equilibrada e nenhum animal terá a necessidade ou extinto de te atacar.

Rio da Prata (145)-01.jpeg
Flutuação no Rio da Prata – Bonito – MS

Nos últimos 500m do percurso a água fica bem mais gelada e bem mais turva, e isso se dá pela profundidade do rio nesse pedaço, e os peixes são maiores e acabam movimentando mais o fundo do rio. Nessa parte há a opção de ir até o fim de barco, caso alguém esteja cansado ou ache que a água está muito fria. Eu continuei na água, e apesar de não ter muita visibilidade, vale a pena, e a roupa de neoprene ajuda a proteger do frio.

O fim do percurso da flutuação fica perto de onde começamos a trilha a pé, então o caminhão já está esperando para levar todo mundo para o receptivo. No receptivo há vestiário para se trocar e tomar banho caso tenha necessidade, mais nesse dia eu fui mergulhar na lagoa misteriosa, então não havia necessidade de tomar banho e me secar já que ia entrar na água de novo. E também por isso decidimos almoçar aqui, pois a Lagoa Misteriosa se localiza na mesma fazenda do Rio da Prata.

O almoço custa R$48,00 sem bebida, mais pode comer quanto quiser e inclui a sobremesa (lá tinha um doce de leite maravilhoso feito na fazenda). O almoço pode comprar junto com o passeio nas agências ou pode pagar na hora, mais vale muito a pena. A comida é muito gostosa e é uma oportunidade de comer uma comida tipica da fazenda.

Após o almoço ficamos esperando o horário de ir para o próximo passeio deitados nas redes que ficam na propriedade.

 

 

*Os valores citados nesse post são de 2016.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s