Santiago – Chile – Tour Concha y Toro

Um dos passeios mais procurados e conhecidos em Chile é os tour em vinícolas da região, e uma das mais conhecidas é a vinícola Concha y Toro.

O bom da Concha y Toro é que é muito fácil de se chegar de transporte público. Do centro, é só pegar o metrô da linha 4 até a estação Las Mercedes, nessa estação tem uma placa que indica a saída Concha y Toro Poniente. Nessa saída é possível pegar um metrobus ou um táxi. Optamos pelo táxi, que foi super barato e rápido. Caso esteja de carro, há um grande estacionamento dentro da propriedade.

Os tours pela vinícola acontecem todos os dias, das 10:00 as 17:10 e tem opções em espanhol, inglês e português. No site oficial há os horários de cada idioma, onde você agenda a sua visita com pelo menos 24 horas de antecedência. A visita custa $14.000 (pesos chilenos), dá acesso a toda área externa, visita a plantação, degustação, visita ao local onde se guardam os barris de vinho e taça de brinde. O tour tem duração de mais ou menos 1 hora e nele você aprende a história da vinícola, sobre o processo de plantação e colheita e sobre as diferentes uvas e estilos de vinhos.

Concha y Toro (1).JPG
Entrada Principal da Vinícola Concha y Toro – Santiago – Chile

Quando se chega no local, é preciso levar sua reserva no caixa do estacionamento para validar sua entrada e pegar a pulseira de acesso a propriedade. Com a pulseira, você pode entrar e andar pela área da entrada enquanto espera o início do tour.

DCIM100GOPRO
Residência do final do séc XIX da família Concha y Toro – Santiago – Chile

O passeio se inicia com a história da propriedade e da família Concha y Toro. É possível ver por fora a residência de verão da família, assim como o lindo e grande jardim da propriedade. O guia conta algumas curiosidades e histórias, como as árvores que foram importadas de diversos países, como o Brasil, para compor o jardim.

Concha y Toro (7).jpg
Plantação de uvas – Concha y Toro – Santiago – Chile

Depois seguimos para a plantação. É muito difícil conseguir ver o fim dessa gigante plantação, onde podemos andar pelos caminhos entre elas e ver os diferentes tipos de uvas que são plantadas (26 variedades de uvas). O guia conta o passo-a-passo da plantação, colheita, e depois como se dá o processo de produção do vinho. Ele abre o espaço para tirar dúvidas do grupo antes de seguir com o Tour.

Concha y Toro (4).jpeg
Degustação de vinhos – Concha y Toro – Santiago – Chile

Antes de continuar, há uma parada para uma degustação. O guia entrega uma taça a cada pessoa e ensina um pouco sobre como degustar um vinho e quais os sabores que poderíamos detectar nessa primeira degustação.

Concha y Toro (8).jpg
Adegas da Concha y Toro – Santiago – Chile

Por último o guia nos leva para visitar as adegas. Ele nos conta um pouco sobre o armazenamento e tempo de maturação dos vinhos. Uma das partes mais legais do tour é a visita na adega centenária do Casillero del Diablo, um dos vinhos mais famosos da vinícola. A adega fica no subsolo e é fria e bem escura. O grupo entra e a porta se fecha, e se inicia a projeção da história na parede da adega da lenda do Casillero del Diablo. Diz a lenda que há muitos anos atrás, ao perceber que as suas melhores garrafas estavam sumindo da adega, o dono da Concha y Toro inventou uma história de que adega era habitada pelo Diabo, o boato se espalhou e nunca mais houve um roubo na adega.

Depois o grupo sai da adega e se dirige a uma sala de degustação, aonde podemos provar mais alguns vinhos com explicações sobre seus estilos e diferenças. No final a taça utilizada pode ser levada como presente. Na propriedade há um bar para quem queira fica e almoçar e uma loja para comprar produtos da vinícola, por um preço bem interessante.

Existe outro tour oferecido pela vinícola, que por um preço a mais é possível, ao final, fazer uma degustação mais sofisticada dos vinhos acompanhados de queijos e pães.

Eu achei bem legal fazer esse tour, nunca tinha participado em um de vinho antes, e achei bem interessante. Ouvi algumas criticas de que a Concha y Toro faz um tour muito turístico, e posso concordar com isso, mais achei bem interessante e educativo já que eu não tinha muito conhecimento sobre vinhos.

Localização: Rua Virginia Subercaseaux, 210.

Como chegar: Estação mais próxima é a Las Mercedes, depois pegar um metrobus  número 73, 80 ou 81.

Visita: De segunda a domingo das 09:00 as 17:10

Site Oficial: http://www.conchaytoro.com

 

 

*Os valores citados nesse post são de 2017.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s