Bate e Volta – Pompéia – Itália

Pompeia (1)-01.jpeg
Entrada – Pompeia – Itália

Pompeia fica a 22 km de Nápoles e com certeza vale reservar um dia para fazer uma visita. Dá para facilmente fazer um bate e volta de Roma com tempo para conhecer um pouco de Nápoles. Foi uma cidade do Império Romano com grande força no comércio que foi completamente destruída em 79 d.C com a erupção do vulcão Vesúvio, que se encontrava adormecido a mais de 800 anos, se tornando hoje um dos sítios arqueológicos mais visitados. Ela ficou totalmente enterrada pelas cinzas por 1600 anos e só foi encontrada em 1749. Foi a lava seca e as cinzas que acabou protegendo construções e corpos por anos sem sofrer alteração ao longo dos anos.

Como chegar:

Pompeia (16)-01.jpeg
Estação Pompei Scavi – Villa dei Misteri – Pompeia – Itália

Para chegar em Pompéia de Roma eu aconselho a pegar o trem bem cedo para ter tempo de aproveitar bem o dia. É preciso primeiro pegar um trem de Roma a Nápoles e pode-se comprar o bilhete pelo site da trenitalia. Existem duas opções, o trem da linha Freccia que demora 1h10 e é o mais recomendado, apesar de ser um pouco mais caro, ou o intercity que demora 2h10 e é um pouco mais barato. Pela diferença de preço eu acho que a economia de tempo acaba valendo mais a pena. Dica: Tente comprar com 3 ou 4 meses de antecedência para economizar.

Ao chegar na estação central de Nápoles siga para a ferrovia regional na estação Napoli Garibaldi (só seguir as setas) e compre um bilhete de ida e volta na bilheteria ou nas maquinas disponíveis (em direção a Sorrento). A viagem dura cerca de 40 minutos até a estação Pompei Scavi – Villa dei Misteri, onde você vai descer (existem 4 estações que chamam Pompei, então fique atento para descer na estação certa). Não se assuste, a estação é bem antiga e cheia, as vezes é até difícil de entrar no trem dependendo do horário e dia que você for. (Caso queira ver horários e preços, só entrar no site da EAV srl).

Entrada:

Pompeia (10)-01.jpeg
Pompeia – Itália

As escavações abrem todos os dias de abril a outubro das 8:30 as 19:30 e de novembro a março das 8:30 as 17:30 com valor de €13, que é possível comprar com antecedência no site da ticketone.it ou na bilheteria na entrada. Não esqueça de pegar os mapas gratuitos na entrada ou de alugar os audioguias, essenciais para o melhor proveito do passeio.  A duração mínima do passeio é de 3 horas, mais claro que pode durar muito mais, vai depender do seu ritmo e do seu interesse.

Visita:

Este slideshow necessita de JavaScript.

Com certeza um passeio que vale muito a pena, principalmente se você gosta de história. Apesar de ser muita ruína, é possível passear livremente por toda a cidade e ver algumas das estruturas que estão de pé. Com os folhetos gratuitos é possível entender o que havia em cada lugar e para que servia, assim como conhecer a história da cidade.

Aconselho a ir com uma mochila leve, sapatos confortáveis, levar água e comida e se for no verão levar um boné ou algo para proteção. Lembre-se que é um sítio arqueológico, a caminhada é feita por ruas de pedras e não há muitas árvores ou coberturas para se proteger do sol. Por causa da erupção quase todas as construções não tem teto.

Pompeia (6)-01.jpeg
Escavação – Pompeia – Itália

Ainda é possível ver escavações acontecendo no sítio arqueológico ao se caminhar pela cidade. Apesar de parecer que tudo já foi descoberto, ainda há muito o que descobrir em Pompeia. A cidade foi coberta por mais de 5 metros de cinzas e tem muito trabalho a ser feito.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Com certeza uma das coisas mais esperada por quem visita Pompeia é ver os corpos achados nas escavações que se encontram intactos na posição exata de como foram atingidos. Há um galpão gigante no meio das escavações que contém diversos achados como itens do dia-a-dia, esculturas, vasos e os corpos petrificados.

Durante as escavações percebeu-se que as cinzas haviam preservado a forma dos corpos e sua posição, e para conseguir manter isso e as suas ossadas os cientistas injetaram gesso no vácuo interno. Com esse achado foi possível descobrir muito sobre a vida em Pompéia, como as pessoas se vestiam, como se alimentavam e suas características.

No fim do passeio, quando retornar a Nápoles, aconselho a visitar o Museu Arqueológico Nacional. Nesse museu há uma sessão com os achados de Pompéia com mosaicos, afrescos, esculturas e artigos do dia-a-dia. Não perca o Gabinete Secreto, proibido para menores de 18 anos, onde se encontram os artigos eróticos que deram a fama de Pompéia.

Localização: Piazza Museo, 19 – Napoli

Visita: De quarta a segunda das 9:00 as 19:30 e custa €6 com entrada gratuita aos domingos.

Site oficial: cir.campania.beniculturali.it/museoarcheologiconazionale/

5 Curiosidades sobre Pompeia

– Pompéia não foi a unica cidade atingida pela erupção do Vesúvio, outras cinco também foram soterradas e descobertas ao longo dos anos. Essas são Herculano, Stabia, Miceno, Nucéria e Oplontis, sendo Herculano a segunda mais conhecida, a menor e mais rica de todas. É possível comprar um ingresso que engloba a visita em todas essas cidades. Pompeia acabou ficando mais conhecida por ter sido encontrado corpos intactos.

– Os corpos encontrados em Pompeia foram preenchidos com gesso para preservar sua forma e ossada.

– Ao contrário do que muitos pensam a maioria das pessoas não morreram soterradas e sim asfixiadas pelos gases da erupção.

– O conceito sexual em Pompeia era normal e fazia parte do cotidiano da cidade, com símbolos em áreas públicas e bordeis decorados com desenhos obscenos. Esses achados foram escondidos no Gabinete Secreto no Museu Arqueológico Nacional de Nápoles pelo Rei Francisco I. Esse Gabinete só foi aberto para visitação em 2000.

– É possível ver em sua caminhada desenhos de pênis encravados nas pedras das ruas de Pompéia, esse era um símbolo de que no local havia um bordel.

 

 

*Os valores citados nesse post são de 2017.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s