Santiago – Chile – Pontos Turísticos

Santiago é a capital do Chile e é o maior e mais importante centro urbano, financeiro e cultural. Uma cidade que mistura arte, arquitetura e centro comercial que realmente vale a visita, e o melhor, dá para conhece-la em 1 feriado rápido. Nesse post aqui detalhei um roteiro de 3 dias e agora vou falar um pouco mais sobre as atrações da cidade.

Chile tem 4 bairros principais onde as atrações estão concentradas. Primeiro o centro maravilhoso onde a dica é “se perder”. No centro ficam alguns dos monumentos para se visitar como o Correio e a Catedral Metropolitana. No bairro Providencia está o Parque Metropolitano assim como o Parque Balmaceda e Uruguai, é um bairro típico com cultura e boa gastronomia. O Bairro Bellavista é o local boêmio da cidade com mistura de gastronomia, arte e lazer, com diversas atividades culturais e o melhor local para aproveitar a vida noturna. Por último o bairro Los Condes com os dois shoppings mais importantes da cidade e o novo centro financeiro, com uma arquitetura mais moderna onde se encontra hotéis mais luxuoso e restaurantes de primeiro nível.

Parque Florestal

Santiago 1 (5).jpeg
Parque Florestal – Santiago – Chile

O parque fica no centro da cidade e é uma grande área verde às bordas do Rio Mapocho com área para recreação, sempre cheio com pessoas caminhando, fazendo pic nic ou apenas passeando. Nele fica o Museu Nacional Belas Artes.

Museu Nacional Belas Artes

Santiago  (12).jpeg
Museu Nacional Belas Artes – Santiago – Chile

O MNBA é um dos museus mais importantes do Chile e um dos mais antigos da América Latina. Foi fundado em 1880 em um edifício do Parque Florestal de 1910 que foi construído para comemorar o centenário da independência do país. Em 1976 foi declarado monumento nacional. O museu, inicialmente chamado de Museu de Pinturas, tem mais de 5000 peças entre pinturas e esculturas chilenas do período colonial até os dias de hoje e coleções mundiais com pinturas italianas, espanholas e flamengas, possui também biblioteca focada em artes visuais.

A arquitetura do edifício foi inspirada no edifício Petit Palais de Paris e sua cúpula foi construída na Bélgica e depois veio de barco para o Chile. Em sua fachada há 22 medalhões dedicados aos grandes artistas da história como Da Vince, Velásquez e Rembrandt.

Localização: José Miguel de la Barra 650 (Parque Forestal) – Santiago – Chile.

Visita: De terça a domingo das 10:00 as 18:45. Sua entrada é gratuita.

Site oficial: www.mnba.cl/617/w3-channel.html

Costanera Center

Santiago  (1).jpeg
Centro comercial e Costanera Center – Santiago – Chile

Se você gosta de compras talvez já tenha escutado falar do Shopping Costanera Center, se nunca ouviu falar é bom conhecer. O shopping está dentro do edifício mais alto da América do Sul e localizado no centro comercial de Santiago, impossível não vê-lo. Além do shopping o prédio conta com escritórios, um super mercado (bom lugar para comprar vinhos) e o Sky Costanera (um mirante no 62° andar com vista 360°).

Localização: Avenida Andrés Bello 2425 – Santiago – Chile.

Visita: Todos os dias das 11:00 as 22:00.

Site Oficial: http://www.costaneracenter.cl

Cerro Santa Lucia

Este slideshow necessita de JavaScript.

Santiago é a cidade dos cerros (morros), sendo dois muito conhecidos, o Cerro Santa Lucia e o Cerro San Cristóbal. O Cerro Santa Lucia fica no centro da cidade e é o local da fundação da cidade por Pedro de Valvidia em 1541, e com certeza um dos passeios imperdíveis de Santiago. No cerro existe um parque urbano, praças, uma fonte e uma grande escadaria que leva a um mirante (que garante uma boa vista da cidade e das Cordilheiras dos Andes). O Cerro tem alguns níveis de escadaria. Após o primeiro se chega na Terraza Neptuno onde se encontra uma linda fonte inspirada na Fontana de Trevi de Roma. No segundo nível encontra-se a Terraza Calpolican, uma grande praça com bancos, esculturas e um primeiro mirante. Existe nesse nível uma pedra esculpida com um trecho da carta de Pedro de Valdivia de 1545 relatando sobre a cidade e também uma pequena capela em estilo neo-gótico para ser um mausoléu de Benjamin Vicuña Mackenna, o idealizador do Cerro em 1870. No terceiro nível se chega ao mirante principal que conta com uma vista maravilhosa da cidade a 69 metros do chão.

O Cerro foi declarado Monumento Histórico Nacional em 1983. Por questões de segurança, é preciso passar as suas informações na entrada, já que por muito tempo o cerro estava abandonado e acabou sendo muito mal frequentado.

Localização: Av Libertador Bernardo O’Higgins ou Rua Miraflores – Santiago – Chile.

Visita: Todos os dias das 9:00 as 19:00.

Igreja de São Francisco

Santiago  (8).jpeg
Igreja de São Francisco – Santiago – Chile

Essa igreja é a construção mais antiga do Chile de 1618 e o local onde se encontra a imagem da Virgem del Socorro vinda do Peru trazida por Pedro de Valdivia. Ela foi declarada monumento nacional em 1951. A igreja é bem pequena e sua visita é gratuita.

Localização: Av. Libertador Bernardo O´Higgins, 834 – Santiago – Chile.

Visita: De segunda a sábado das 11:00 as 18:00 e de domingo das 10:00 as 13:00.

Biblioteca Nacional

DCIM100GOPRO
Biblioteca Nacional – Santiago – Chile

A Biblioteca Nacional fica em um edifício neoclássico de 1924 e é considerada uma das maiores da América Latina com mais de 3 milhões de livros. Linda por fora e mais linda ainda por dentro com espaços para leituras, sala multimídia e um bistrô. Existe no segundo andar um acervo com documentos de 1500 e cartas dos libertadores O’Higgins.

Localização: Avenida Libertador Bernardo O’Higgins 651 – Santiago – Chile.

Visita: De segunda a sexta das 9:00 as 19:00 e de sábado das 9:10 as 14:00.

Site Oficial: http://www.bibliotecanacional.cl/615/w3-channel.html

Bairro Paris/Londres

Santiago  (9).jpeg
Bairro Paris/Londres – Santiago – Chile

O Bairro Paris-Londres pertencia a antiga propriedade do Mosteiro de São Francisco, que precisou vender parte do terreno por falta de dinheiro, e foi o governo que comprou maior parte do terreno e contratou arquitetos europeus para remodelar a área, que resultou nos edifícios que vemos hoje. O Bairro consiste de dois cruzamentos, da Calle Paris com a Calle Londres, e suas ruas são estreitas e feitas de paralelepípedo com estilo todo europeu.

Centro Cultural Gabriela Mistral

Este slideshow necessita de JavaScript.

O Centro Cultural Gabriela Mistral fica no centro da cidade e foi construído em 1972 para abrigar a conferência UNCTAD III, em 2010 foi convertido para abrigar um centro cultural. Já foi utilizado como ponto de encontro para a população, base militar e centro de congresso, até hoje em sua torre fica o Ministério da Defesa. O nome do centro é em homenagem a poeta mais famosa do Chile, Gabriela Mistral, que inspirou sua construção por seu amor pelas palavras, pela educação e por sua visão democrática.

O centro conta 6 espaços para apresentações de teatro, dança e música, 2 salas de conferencia, 1 biblioteca, 2 espaços para exibições visuais, 1 estúdio de gravação, 2 praças abertas, café, restaurante e livraria.

Localização: Av. Libertador Bernardo O’Higgins 227 – Santiago – Chile.

Visita: Todos os dias das 8:00 as 22:00.

Site Oficial: http://www.gam.cl

Teatro Municipal

DCIM100GOPRO
Teatro Municipal – Santiago – Chile

O Teatro Municipal de Santiago é o principal local para música clássica. Foi construído em 1857 e inaugurado com a ópera Ernani. O teatro se converteu para um centro cultural e social da classe alta que contribuia financeiramente para a manutenção da casa, assim como para realização de espetáculos, principalmente de óperas. O teatro passou por diversas obras ao longo dos anos por consequência de incêndios e terremotos. Hoje o teatro conta com a Orquestra Filarmônica de Santiago, uma escola de ballet e um centro de documentação dedicado as artes cênicas.

Localização: Agustinas 794 – Santiago – Chile.

Site Oficial:http://www.municipal.cl/

Paseo Ahumada

O Paseo Ahumada fica no centro histórico de Santiago e são 4 ruas fechadas para pedestres e um dos melhores lugares para se fazer compras em Santiago. Existem diversas lojas de marcas tanto nacionais como internacionais, para todos os bolsos.

Museu de Santiago Casa Colorada

DCIM100GOPRO
Museu de Santiago Casa Colorada – Santiago – Chile

O Museu de Santiago Casa Colorada é um casarão colonial e seu nome vem da cor dos tijolos e estuques internos. Foi construída em 1779 como residência de um comerciante poderoso da época. Hoje ele abriga uma exposição sobre a história da cidade.

Localização: Merced, 860 – Santiago – Chile.

Visita: De terça a sexta das 10:00 as 17:45, de sábado das 10:00 as 16:45 e de domingo das 11:00 as 14:00. Entrada $500.

Site Oficial: www.santiagocultura.cl/casa-colorada/

Basílica de Merced

DCIM100GOPRO
Basílica de Merced – Santiago – Chile

A Basílica é uma igreja católica de 1760 que abriga uma imagem de 1548 de Nossa Senhora da Misericórdia, também dizem ter pedaços de madeiras da verdadeira cruz de Cristo. Foi a primeira congregação católica a chegar na cidade junto com Pedro de Valdivia. Foi declarada como Monumento Nacional em 1977.

Localização: Enrique Mac Iver 341 – Santiago – Chile.

Visita: De segunda, terça, quinta, sexta e domingo das 10:00 as 20:00 e de quarta e sábado das 10:00 as 13:00 e das 18:00 as 20:00.

Site Oficial: http://www.mercedarios.cl/

Praça das Armas

A Praça das Armas é uma das mais importantes de Santiago e infelizmente estava em reforma quando visitei a cidade. Em seu entorno há alguns dos prédios mais importantes de Santiago. Essa é a principal praça de Santiago, considerada o marco zero da cidade e seu ponto central.

Museu Histórico Nacional

Santiago 1 (6).jpeg
Museu Histórico Nacional – Santiago – Chile

O museu é dedicado a conservação e difusão da memória do Chile. O prédio é em estilo neoclássico e era o antigo Palácio de La Independencia. O museu foi inaugurado em 1982 para expor a história do Chile com acervo de 1.600 objetos expostos em 18 salas com diversos objetos como armas e carroças, pinturas e esculturas. Na visita é possível subir em sua torre e ter uma ótima vista da Praça das Armas.

Localização: Plaza de Armas, 951 – Santiago – Chile.

Visita: De terça a domingo das 10:00 as 18:00. A entrada custa $600.

Site Oficial: http://www.museohistoriconacional.cl

Correio Central

DCIM100GOPRO
Correio Central – Santiago – Chile

Era o antigo edifício do governo chileno até sua sede ser transferida para o Palácio La Moneda. Hoje funciona a sede do correio e o Museu Postal e Telegráfico. Tem estilo neoclássico com renascentista e com certeza um dos prédios mais bonitos de Santiago. Em 1976 foi declarado Monumento Nacional.

Localização: Plaza de Armas 983 – Santiago – Chile.

Catedral Metropolitana

Santiago  (17).jpeg
Catedral Metropolitana – Santiago – Chile

Foi construída em 1748 no lugar da antiga Igreja de Santiago, destruida por um terremoto em 1730 (na verdade essa é a quinta igreja construída nesse local). É um dos mais antigos do centro histórico e contém obras de artes históricas e religiosas em seu interior. É a sede da Arquidiocese de Santiago do Chile, o principal templo católico romano do país. Quando visitei sua fachada estava passando por uma restauração, mais a beleza de seu interior fez a visita valer muito a pena. Dentro da Catedral é possível visitar o Museu de Arte Sacra de Chile.

Localização: Praça das Armas – Santiago – Chile.

Site Oficial: http://www.iglesiadesantiago.cl

Congresso Nacional

DCIM100GOPRO
Congresso Nacional – Santiago – Chile

Esse edificio foi abrigo do Senado e da Camara dos Deputador até 1973 quando o congresso foi dissolvido, e com o fim da ditadura o parlamento mudou para Valparaíso, onde permanece até hoje. Hoje acontecem gabinetes e reuniões dos parlamentares podendo visitar apenas os seus jardins.

Museu de Arte Precolombino

Santiago 1 (4).jpeg
Museu de Arte Precolombino – Santiago – Chile

O museu tem como foco o estudo e comunicação da arte dos povos originários da região. Foi inaugurado em 1981 e conta com múmias de 3.000 anos atrás e objetos de culturas indígenas.

Localização: Calle Bandera, 361 – Santiago – Chile.

Visita: De terça a somingo das 10:00 as 18:00. A entrada custa $4.500.

Site Oficial: http://www.precolombino.cl/

Tribunal de Justiça

Santiago 1 (3).jpeg
Tribunal de Justiça – Santiago – Chile

Esse edifício de estilo neoclássico é do século XX e foi declarado Monumento Nacional em 1976. Ele abriga a casa do Supremo Tribunal e do Tribunal de Apelações de Santiago.

Localização: Compañía de Jesús 1140 – Santiago – Chile.

Palácio La Moneda

Santiago  (18).jpeg
Palácio La Moneda – Santiago – Chile

O Palácio La Moneda é a sede do governo e seu nome vem do fato que foi construído para abrigar a casa da moeda. A cada dois dias acontece a cerimônia da Troca da Guarda pela polícia nacional chilena em frente ao Palácio.

Localização: Moneda S/N – Santiago – Chile.

Visita: Visita apenas com agendamento prévio.

Site Oficial: http://www.gob.cl

Pátio Bella Vista

Este slideshow necessita de JavaScript.

O Pátio Bella Vista é uma quadra aberta com vários restaurantes de culinárias diferentes, com alguns bares com música ao vivo. Um lugar ótimo para qualquer hora do dia, tanto café da manhã, almoço ou jantar.

Localização: Constitución 30 – 70 – Santiago – Chile.

Visita: Todos os dias das 10:00 as 2:00.

Site Oficial: http://www.patiobellavista.cl

Cerro San Cristóbal

Este slideshow necessita de JavaScript.

Esse cerro tem 880 metros e está sempre movimentado. É possível subir de teleférico, funicular, a pé ou de bicicleta por suas trilhas. Quando fui decidi subir a pé e foi uma boa caminhada por uma estrada de terra, foi bem cansativo mais a vista valeu bem a pena, mais existe a opção de funicular ou teleférico que dizem ter uma vista maravilhosa também. O cerro faz parte do Parque Metropolitano de Santiago, que tem também o Zoológico Nacional do Chile. No topo se localiza o Santuário da Imaculada Conceição da Virgem Maria, que é considerado o ícone da capital. A estátua tem 14 metros de altura e foi onde o papa João Paulo II celebrou uma missa em 1987.

Museu da Memória e dos Direitos Humanos

Este slideshow necessita de JavaScript.

“Não podemos mudar nosso passado, somente nos resta aprender do vivenciado.” Michelle Bachelet

O museu tem como finalidade dar atenção as violações dos direitos humanos no período de 1973 e 1990  pelo estado chileno durante a ditadura militar, e também do mundo inteiro, com o intuito de debater o assunto e prevenir que não ocorra novamente. O projeto é de 2009 e foi selecionado a partir de um concurso internacional, e os ganhadores foram arquitetos brasileiros de São Paulo: Mario Figueiroa, Lucas Fehr e Carlos Dias.

Localização: Avenida Matucana, 501 – Santiago – Chile.

Visita: De terça a domingo das 10:00 as 18:00. 

Site Oficial: ww3.museodelamemoria.cl/

Claro que uma cidade como essa oferece muitas outras atrações. Essas são apenas algumas das principais. Por isso a dica para Santiago é se perder, andar pela cidade e aproveitar cada cantinho sem pressa.

 

 

 

*Os valores citados nesse post são de 2017.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s