Turim – Itália – Um dia na cidade

Turim, uma cidade que eu não esperava gostar tanto, mas no final me deixou querendo passar pelo menos uma noite para aproveitar mais. Ela é a capital da região Piemonte e sua maior cidade, sendo a quarta maior cidade da Itália. Ela foi fundada no século 3 a.C como Taurasia, tendo sido a capital do país entre 1861 e 1864. Em 1864 se tornou uma cidade industrial importante, sendo até hoje com a sede da montadora FIAT. É uma cidade que mistura características de cidade grande, com história, comida e muita beleza.

Turim (8)
Gelato Festival – Turim – Itália

Escolhi visitar a cidade no final de semana em que estava acontecendo um festival de gelato, e para não perder essa, logo comprei meu ingresso para poder participar, garantindo uma experiencia muito legal. Esse festival acontece todo ano e é uma competição em toda a Europa, mais no dia que eu fui era a classificação de algumas gelaterias italianas para a final que seria em Florença. Comprando o ingresso você pode experimentar todos os gelatos que estão participando (no caso eram 16 ao todo) e depois pode entrar no site para votar no seu favorito.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Chegando na cidade fomos direto para a Piazza Solferino, aonde estava acontecendo o festival, pegamos nossa pulseira, nos localizamos sobre o evento e já começamos degustando alguns dos gelatos participantes e saímos para conhecer a cidade.

Começamos indo para a Praça Castello onde se encontram os principais monumentos da cidade, como o Palácio Real (antiga residência dos Savoia e hoje museu), Palazzo Madama (hoje um museu de arte e história) e a Catedral (onde se encontra o Santo Sudário). Infelizmente não é possível ver o Santo Sudário, apenas em ocasiões especiais ordenadas pelo Papa. Na Catedral há apenas uma sessão destinada ao Santo Sudário, com imagens, filmes e folhetos explicativos.

Após visitar a Catedral fomos até o Mole Antonelliana, o cartão postal da cidade.

Turim (12)
Mole Antonelliana – Turim – Itália

Hoje o Mole é um museu de cinema e o ponto foco é o elevador todo de cristal que sobe até o mirante. Inicialmente foi feito pela comunidade hebraica para ser uma sinagoga, mas pelo alto valor de sua construção a comunidade não conseguiu prosseguir com a obra e passou a ser propriedade da prefeitura da cidade. Mole em italiano significa construção grandiosa e maciça e Antonelliana vem do nome do arquiteto Alessandro Antonelli.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Andamos então até o Rio Pó, local interessante para um passeio de fim de tarde ou um picnic. Fomos até a Ponte Vittorio Emanuele que liga até a Igreja da Gran Madre.

Por fim voltamos a praça para terminar de provar os gelatos e pegar o nosso carro para infelizmente ir embora dessa cidade tão maravilhosa. Com certeza conseguiu deixar uma lembrança doce.

Palácio Real

Localização: Piazzetta Reale, 1.

Visita: De terça a domingo das 8:30 as 19:30. Entrada: €12.

Site Oficial: www.ilpalazzorealeditorino.it

Palazzo Madama

Localização: Piazza Castello.

Visita: De quarta a segunda das 10:00 as 18:0. Entrada: €12.

Site Oficial: www.palazzomadamatorino.it/it

Catedral

Localização: Piazza San Giovanni.

Visita: Todo dia das 7:00 as 19:00. Entrada: Gratuita.

Site Oficial: www.duomoditorino.it

Chiesa della Santissima Annunziata

Localização: Via Po, 45.

Visita: Todos os dias das 7:00 as 19:00. Entrada: Gratuita.

Site Oficial: www.annunziata.to.it

Mole Antonelliana

Localização: Via Montebello, 20.

Visita: De quarta a segunda das 9:00 as 20:00 e de sábado das 9:00 as 23:00. Entrada:€14.