Veneza – Itália – Um dia na cidade

Veneza se localiza na região do Veneto, sendo sua capital, em um grupo de 117 ilhas separadas por canais e ligadas apenas por pontes no Mar Adriático. Ela foi uma cidade rica em quase toda sua existência, sendo uma potência marítima na Idade Média e Renascimento e centro comercial importante para seda, fibra e especiarias. O centro histórico da cidade é todo pedonal, tendo como único meio de transporte os barcos.

Veneza (14)-01.jpeg
Veneza – Itália

Veneza, uma das cidades mais românticas do mundo, com suas vielas estreitas, seus canais e passeio de barco, não dá para negar a vontade de visitar essa cidade né? E realmente, é uma cidade linda, gostosa para se perder e ir achando vielas diferentes com paisagens novas e lugares inesperados. Fui para Veneza só para passar o dia, gostaria de ter tido mais tempo de ter conhecido alguns lugares com mais detalhe, mais fico feliz que tive a oportunidade de passar esse dia tão lindo com a minha família nessa cidade tão romântica e encantadora.

Veneza (12)-01.jpeg
Vista da Estação – Veneza – Itália

Sai de Bolonha direto para Veneza de trem, uma viagem de 2 horas e custo de €12,50 o trecho, saindo direto na estação principal de Veneza, no centro de toda essa beleza. Depois da estação de trem você tem duas opções, pegar um vaporetto (transporte de barco) até a Piazza San Marco ou ir a pé. Decidimos ir a pé, pois o que mais li quando estava procurando sobre Veneza era que se perder por entre as ruas da cidade é sempre a melhor opção, e tenho que falar, essa afirmação está totalmente correta, é cada viela e rua nova, lugares diferentes e canais lindos que você encontra, que faz parte do passeio se perder por suas ruas, mais não se preocupe, existe muita sinalização durante o percurso para não se perder realmente.

Veneza (11)-01.jpeg
Ponte Rialto – Veneza – Itália

Seguimos em direção a Piazza San Marco, mais antes paramos na Ponte Rialto, a mais antiga e famosa da cidade, sendo antigamente a única forma de atravessa o Grande Canal. Pelas fotos é possível entender porque essa parada é obrigatória no seu roteiro pela cidade, ela é realmente linda. Nela existem diversas barracas e lojas para se comprar souvenir e comida, além da vista maravilhosa do Grande Canal.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Chegamos na Piazza San Marco e a primeira coisa que pensei foi “realmente essa é a praça mais bonita da Europa” (Napoleão a descrevia como o salão mais belo da Europa). É tanto edifício grande, de arquitetura impressionante e detalhe que é de ficar de boca aberta. Essa praça foi palco dos eventos mais importantes de Veneza, principalmente por ser a única praça da cidade.

Veneza (13)-01.jpeg
Basílica de San Marco – Veneza – Itália

A primeira coisa que fizemos ao chegar na praça foi entrar na Basílica de San Marco, sua entrada é gratuita e com certeza vale muuuito a pena. Não pode tirar foto lá dentro, mais ela é toda decorada com ouro e cheia de ornamentos, sinceramente não dá para saber para onde olhar de tanta beleza. Dentro da Basílica há o Palad’Oro, um grande painel coberto por pedras preciosas do século X, ele fica atrás do altar e é preciso pagar €2 para poder vê-lo.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Saindo da praça há algumas coisas importantes a se reparar, como o Campanário, que é a torro do sino que se vê de diversos pontos da cidade. A torre que vemos hoje é uma réplica da original que desabou em 1902.

Jpeg
Torre dell’Orologio – Veneza – Itália

Outro ponto a se reparar na praça é a Torre dell’Orologio, um edifício com um relógio grande no centro que mostra não só as horas como as fases da lua, os movimentos do sol e os signos, ele é protegido pelo leão alado de São Marcos.

Este slideshow necessita de JavaScript.

O Palácio Ducale é um dos edifícios da praça que chama atenção de quem passa, ele foi construído no século IX e era a residência oficial dos governantes, nele fica a Famosa Ponte dos Suspiros, que era a última passagem dos condenados para a prisão depois de serem julgados, nela se escutavam os últimos suspiros dos presos.

Após se maravilhar por um tempo com essa praça seguimos para pegar o vaporetto e conhecer as outras ilhas. O vaporetto custou €20 o dia todo e ele vai parando em todas as ilhas ao redor. Paramos primeiro em Lido, que é conhecido pelo Festival Internacional de Cinema de Veneza e onde há o cassino mais antigo do mundo, de 1630.

A nossa segura parada foi Burano, conhecido principalmente por suas casas coloridas que são uma graça e pelos produtos com renda. É uma ilha super gostosa de caminhar com calma e ir conhecendo cada pedacinho.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Por último paramos em Murano, conhecido principalmente pela arte em vidro que se faz lá, conhecido mundialmente. Eu não tive a sorte, mais se você for em um horário cedo é possível ver em algumas lojas o vidro sendo feito e dizem ser super interessante. Fui mais no fim do dia, então a cidade não tinha muito movimento e muitas lojas já estavam fechando, mesmo assim achei que valeu a pena para conhecer e olhar um pouco dos produtos.

Por fim voltamos de vaporetto para a Piazza San Marco e voltamos andando novamente para a estação de trem. A gente tinha um tempo antes do último trem, então aproveitamos para caminhar pela cidade até o último segundo.

Se vale a pena a visita? Com certeza. Eu tinha apenas um dia então faltou muita coisa que eu gostaria de ter visto e visitado, mais a cidade em si já vale muito a pena, acredito que terei outra chance de voltar e ver tudo que faltou.

Basílica de San Marco

Localização: Piazza San Marco.

Visita: De novembro a junho das 9:30 as 17:00 e de julho a outubro das 9:45 as 17:00. Entrada: Gratuita.

Site Oficial: www.basilicasanmarco.it

Campanário

Localização: Piazza San Marco.

Visita: Todos os dias das 9:30 as 17:30. Entrada: €8.

Site Oficial: www.basilicasanmarco.it

Palácio Ducale

Localização: Piazza San Marco, 1.

Visita: De abril a outubro das 8:30 as 19:00 e de novembro a março das 8:30 as 17:30. Entrada: €20.