Bologna – Itália – 1 dia na cidade

Bolonha pertence a região da Emília-Romanha e é a sua capital e maior cidade. É uma cidade bem universitária com muita história, comida, musica e cultura. É nela que se encontra a universidade mais antiga do mundo ainda em funcionamento. Carinhosamente conhecida como “La dotta, La grassa, La rossa” (A erudita, por causa da universidade e presença forte de estudantes, A “gorda” pela sua gastronomia, A vermelha pela cor predominante da cidade).

Bolonha foi a minha cidade ponto zero, de onde parti para todas as outras e é uma cidade muito gostosa de ficar, caminhar, comer e se perder. Ela tem uma mistura de modernidade com suas lojas e estudantes, mais também é antiga com sua história, construções e os idosos em toda parte. É realmente encantadora e vale a visita.

Alguns lugares para visitar:

Palazzo del Podestà

Bologna (33).jpg
Palazzo del Podestà – Bolonha – Itália

Esse é um palácio do século 13 que abrigava a sede do governo que hoje é usado apenas para eventos. Fica na praça central de Bolonha, não tem como não passar por ele.

Localização: Piazza Maggiore, 1.

Palazzo Re Enzo

Este slideshow necessita de JavaScript.

O palácio foi construído entre 1244 e 1246 e se encontra no coração da cidade de Bolonha, sua função era abrigar escritórios da administração pública. Três anos depois virou a “residência” do Rei Enzo de Sardenha, na verdade ele foi capturado na batalha de Fossalta e ficou preso em regimo semi-aberto no palácio dos 29 anos até os 53 anos, que foi a sua morte. Na Torre dell’Arengo fica o maior sino da cidade e no térreo há uma passagem que liga a Piazza del Netuno com a Piazza Re Enzo famosa por seu efeito acústico. Essa passagem se chama Voltone del Podestá e tem 4 pilares que sustentam uma abóboda que produzem um efeito muito curioso, se você ficar de frente para o pilar e sussurrar algo, a pessoa no pilar oposto consegue escutar tudo que foi dito.

Localização: Piazza del Nettuno, 1.

Site Oficial: www.palazzoreenzo.com/en/the-palace

Basílica de San Petronio

Este slideshow necessita de JavaScript.

A Basílica começou a ser construída em 1390 e era pra ser toda em estilo gótico, mas a sua construção demorou séculos e no final a obra não foi concluída, como podemos ver no fechamento diferente da parte inferior e da parte superior e pela última coluna no lado esquerdo estar mais erguida do que a do lado direito. Seu nome é em homenagem a San Petronio, o padroeiro de Bolonha.

Dentro da Basílica existem 22 capelas bem decoradas, mais existe uma que chama a atenção, que é a capela IV onde existe um afresco de Giovanni da Modena inspirado na obra do Dante Alighieri, o Céu e Inferno, onde há uma grande blasfêmia com o Maomé sendo torturado no inferno, para não ter dúvidas de ser Maomé, seu nome está escrito ao lado do corpo desenhado. Criou tanta polêmica que essa Basílica é protegida 24 horas por polícia muito bem armada pois já sofreu duas tentativas de atentado terrorista.

Localização: Piazza Galvani, 5.

Visita: Todos os dias das 7:45 as 18:00. Entrada: Gratuita.

Site Oficial: http://www.basilicadisanpetronio.org

Torre degli Asinelli

Bologna (2)-01.jpeg
Due Torri – Bolonha – Itália

Faz parte das conhecidas Due Torri e essa é a mais alta com quase 100 metros de altura, uma das mais altas da Itália. Foi construída em 1109 e é uma das 20 torres que sobraram em Bolonha. É possível subir se quiser, mais são 498 degraus, tem que ter coragem.

Localização: Piazza di Porta Ravegnana.

Visita: De março a outubro das 9:30 as 19:30 e de novembro a fevereiro das 9:30 as 17:45. Entrada: €5.

Site Oficial: www.duetorribologna.com

Torre Garisenda

Bologna (10)-01
Due Torri – Bolonha – Itália

Essa é a segunda torre e a mais baixa e também muito inclinada, nela não é permitido visitação.

Localização: Piazza di Porta Ravegnana.

Abadia de Santo Stefano

Este slideshow necessita de JavaScript.

Essa abadia é um conjunto de 7 igrejas interligadas entre si, hoje restaram apenas 4. A Igreja do Crucifixo que fica na entrada, do século XI; a Basílica do Santo Sepulcro, também do século XI onde fica o túmulo de São Petrônio, padroeiro de Bolonha, e dizem que no pátio há a pia da fonte onde Poncio Pilates lavou as mãos na condenação de Jesus; Basílica de Santi Vitale e Agricola que é a mais antiga da cidade, do século V; e Igreja da Trindade que abriga um museu de arte sacra.

Localização:  Via Santo Stefano, 24.

Visita: Todos os dias das 09:15 as 18:00. Entrada: Gratuita.

Site Oficial: abbaziasstefano.wixsite.com/abbaziasstefano

Palazzo dell’Archiginnasio

Este slideshow necessita de JavaScript.

O palácio foi a primeira sede da universidade de Bolonha e hoje abriga a Biblioteca Comunale. No palácio fica o Teatro Anatômico, uma antiga sala de aula de anatomia da universidade toda feita de madeira que vale a visita.

Localização: Piazza Galvani, 1.

Visita: De segunda a sexta das 10:00 as 18:00, sábado das 10:00 as 19:00 e de domingo das 10:00 as 14:00. Entrada: €3.

Site Oficial: hwww.archiginnasio.it/

Biblioteca Salaborsa

Este slideshow necessita de JavaScript.

A Biblioteca tem como destaque os restos arqueológicos no subsolo de uma antiga cidade romana do século II a.C. Mais ela vale a pena por si só, é de uma arquitetura muito bonita e impressionante.

Localização: Piazza del Nettuno, 3.

Visita: Segunda das 14:30 as 20:00, de terça a sexta das 10:00 as 20:00 e de sábado das 10:00 as 19:00. Entrada: Gratuita.

Site Oficial: www.bibliotecasalaborsa.it

Chiesa di Santa Maria della Vita

Este slideshow necessita de JavaScript.

Nessa pequena igreja, que fica um pouco escondida, se encontra a obra Compaixão do Cristo Morto de Niccolò dell’Arca do século XV toda de madeira e uma das obras mais importantes de escultura italiana.

Localização: Via Clavature, 10.

Visita: Todos os dias das 10:00 as 12:00 e das 15:00 as 19:00. Entrada: Gratuita.

Site Oficial: http://www.chiesadibologna.it/santa-maria-vita-santuario.html

Finestrella sul Canale

Este slideshow necessita de JavaScript.

Esse pequeno canal fica na Via Piella e chama atenção por ser visto por uma pequena janela e lembra os canais de Veneza.

Localização:  Via Piella, 2.

 

 

*Valores de 2017.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s